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Diretrizes rbi forex trading india


O RBI concede 10 licenças para pequenos bancos financeiros.


Negação de pequena licença bancária não prejudicará o SKS Micro: Report.


O Banco da Reserva da Índia concede 10 licenças para pequenos bancos financeiros. Serviços financeiros de Janalakshmi, banco da área local de capital, serviços financeiros de Ujjvan entre os 72 pretendentes.


As 10 entidades para obter a pequena licença financeira são: Au Financiers (Índia) de Jaipur, Capital Local Area Bank, Disha Microfin Pvt Ltd de Ahmedabad, Equitas Holdings, ESAF Microfinance e Investments de Chennai, Janalakshmi Financial Services, Ujjivan Financial Services com base em Bengaluru, Microfinanças RGVN (Nordeste) com sede em Guwahati, Suryoday Micro Finance de Navi Mumbai e Utkarsh Micro Finance com sede em Varanasi, disse a lista RBI no site.


Grandes nomes como DHFL, IIFL Holdings, SKS Microfinance e UAE Exchange & amp; Serviços financeiros, entre outros, não conseguiram fazer o corte.


Nenhum indivíduo foi concedido para criar um pequeno banco financeiro. Entre os indivíduos, Manish Khera, CEO da Airtel Money, vencedora da licença de banco de pagamentos, V Balakrishnan havia solicitado a licença para o banco de pequenas finanças.


Em fevereiro, o regulador bancário recebeu 72 pedidos de pequenos bancos financeiros e 41 pedidos de bancos de pagamentos. No mês passado, o RBI deu 11 licenças para configurar o banco de pagamentos.


Os pequenos bancos financeiros podem fornecer serviços bancários básicos, como aceitar depósitos e emprestar para as seções sem banco, como pequenos agricultores, microempresas, micro e pequenas indústrias e entidades setoriais não organizadas.


Também haverá limites para o tamanho do empréstimo e o quantum de depósitos que esses bancos podem aceitar.


Semelhante aos bancos de pagamento, “A aprovação“ em princípio ”concedida será válida por 18 meses para permitir que os requerentes cumpram os requisitos das Diretrizes e cumpram outras condições, conforme estipulado pelo RBI”, disse o comunicado do banco central. .


Ao estar convencido de que os requerentes cumpriram as condições exigidas por ele como parte da aprovação “em princípio”, o RBI consideraria conceder-lhes uma licença para o início dos negócios bancários, disse a RBI.


Foi feito um exame detalhado dos candidatos que envolveu a avaliação da solidez financeira, plano de negócios proposto, adequação e status adequado com base nos relatórios de due diligence recebidos dos reguladores, agências de investigação, bancos, etc.


"Um fator importante foi proposto para alcançar áreas sem banco e setores carentes da população. A EAC realizou discussões detalhadas em várias sessões sobre os aplicativos com base nas informações que foram submetidas ao RBI ”, disse o banco central.


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. Não obstante qualquer coisa contida nestas Diretrizes, o Ministro da Fazenda pode relaxar as restrições do parágrafo 8 acima para a composição de uma ofensa em um caso merecido, mediante a consideração de um relatório da Diretoria sobre a petição de um candidato.


10. Competente da Autoridade para Compor uma Ofensa: A CCITDGIT com jurisdição sobre a pessoa, buscando a composição de uma infração, é a autoridade competente para composição de toda a Categoria A & # 8217; e Categoria B e # 8221; ofensas. No entanto, uma ordem no caso de um pedido de composição de uma ofensa que aparece na Categoria B & # 8221; do parágrafo 6 supra, envolvendo custos compostos (como explicado no parágrafo 13 infra) em excesso de Rs. 10,00,000 (Rs. Lakhs de dez) serão passados ​​pelo CCITDGIT interessado somente na recomendação de um comitê composto de 3 oficiais da região interessada, a saber (i) CCIT principal, ii) DGIT (Inv) e (iii) CCITDGIT ter jurisdição sobre o caso. Caso tais agentes não estejam disponíveis na região, a DGIT ou CCIT mais próxima pode ser cooptada como Membro.


Ao receber o pedido de composição, o mesmo deve ser processado pelo Assessor Avaliador ou Diretor Adjunto em questão e enviado prontamente juntamente com a lista de verificação (Anexo 2) devidamente preenchida, à autoridade competente para compor, por meio do canal adequado. A autoridade competente deve considerar devidamente e dispor de cada pedido de composição através de uma ordem de falar no formato prescrito (Anexo 3) dentro do prazo determinado pelo Conselho de tempos em tempos. Na ausência de tal prescrição, o pedido deve ser descartado no prazo de 180 dias a contar da sua recepção. No entanto, ao aprovar ordens sobre os pedidos de capitalização, o período de tempo permitido ao avaliado para o pagamento das taxas de capitalização será excluído da limitação especificada acima. Quando o pedido de capitalização for considerado aceitável, a autoridade competente deve indicar o montante das taxas de capitalização ao requerente, exigindo-lhe que o pague no prazo de 60 dias a contar da receção da referida intimação. Em circunstâncias excepcionais e mediante pedido escrito de nova prorrogação do prazo, a autoridade competente pode prorrogar esse prazo por um período adicional de 120 dias. A prorrogação para além desse período não será permitida, exceto com a aprovação prévia do Membro (Inv, CBDT sob proposta da autoridade competente envolvida. No entanto, sempre que as taxas combinadas forem pagas além de 60 dias, prorrogado pela autoridade competente, o terá de pagar uma taxa de composição adicional à taxa de 2% por mês ou parte do mês do montante não pago das taxas de capitalização. A autoridade competente deve aprovar a ordem combinada no prazo de 30 dias após o pagamento das taxas de capitalização. dentro do prazo permitido, o pedido de composição poderá ser rejeitado após dar ao requerente a oportunidade de ser ouvido A ordem de rejeição será imediatamente levada ao conhecimento do Tribunal através de um promotor nos casos em que o processo tenha sido instaurado.


12.8.1 Quando o mesmo conjunto de fatos e circunstâncias se atraírem sob a seção 277, bem como a seção 278, a taxa combinada será cobrada pelas infrações sob estas seções, tratando-as como uma infração.


Quais são as principais funções do Reserve Bank of India?


1. Banqueiro ao Agente do Governo e assessor do Governo.


2. Banqueiro para os bancos. Atua como a clareira.


3. Casa do país Emprestador de última instância Controlador de crédito e depositário de estrangeiros.


4. Reservas cambiais mantendo o valor externo da moeda nacional.


5. Garante o valor interno da moeda.


6. Publishers as estatísticas de economia e outros.


7. A seguir estão as funções importantes do RBI. Eles podem ser explicados com a ajuda do seguinte gráfico:


Funções do Reserve Bank of India.


1. Informação. Luta contra a crise econômica e garante estabilidade econômica e de preços no país.


2. Funções Promocionais.


3. Promoção do hábito bancário e expansão dos sistemas bancários. Fornece refinanciamento para promoção de exportação. Expansão de instalações para concessão de crédito agrícola através da NABARD.


4. Extensão de instalações para as Indústrias de Pequena Escala.


5. Ajudar o setor cooperativo.


6. Prescrição de requisitos legais mínimos. Inovações no negócio bancário.


1. Concessão de licença para bancos.


2. Inspecionar e investigar ou determinar a posição em relação aos assuntos sob várias seções do RBI e Lei de Regulamentação Bancária.


3. Implementação do esquema de seguro de depósito.


4. Revisão periódica da revisão do trabalho dos bancos comerciais.


5. Dar diretrizes aos bancos comerciais.


6. Controlar as estruturas financeiras não bancárias.


7. Garantir a saúde do sistema financeiro através de verificações no local e fora do local.


Vamos discutir as importantes funções uma por uma em detalhe.


O RBI funciona nas linhas tradicionais em relação às atividades a seguir.


Nos termos da Seção 22 da Lei do Banco da Reserva da Índia, o RBI recebeu a função estatutária de emitir notas em uma base de monopólio. A emissão da nota na Índia foi originalmente baseada no "Sistema de Reserva Proporcional".


Quando se tornou difícil manter a reserva proporcionalmente, foi substituído pelo "Sistema de Reserva Mínima". De acordo com o RBI Amendment Act de 1957, o banco deve agora manter uma reserva mínima de Rs.200 crore no valor de moedas de ouro, barras de ouro e títulos estrangeiros dos quais o valor da moeda de ouro e ouro não deve ser inferior a Rs.115 crore .


O governo da Índia emite moedas rupias na denominação de Rs.1, 2 e 5 topublic. Essas moedas devem ser divulgadas ao público somente por meio do Banco de Reserva, seção 38 da Lei RBI. O RBI atualmente emite notas das denominações Rs.10 e acima.


O RBI gerencia a circulação de dinheiro através de caixas de moedas. Originalmente RBI emitiu notas de moeda de Rs.2 e acima. No entanto, devido ao custo mais elevado de impressão de pequenas notas de denominação, estas denominações são agora coincidentes e emitidas pelo Governo.


O valor da moeda com o público a partir de junho de 1991 foi de apenas Rs.53048 crore. No entanto, este valor subiu para Rs.145182 crore em junho de 1998 e mais de Rs.169382 crore em março de 1999.


Caixas de Moeda Caixas de Moeda são recipientes nos quais estoques de notas novas e emitíveis são armazenados junto com moedas de rupia. As caixas de moeda são repositórios geridos pela RBI, SBI, subsidiárias da SBI, bancos do setor público, Treasuries do governo e sub-tesouraria.


Caixas de Curadoria ajudam na expansão e contração da moeda no país. As vantagens para um banco com caixa de câmbio são:


(i) O banco pode sacar fundos sempre que for necessário para seu uso e depositar fundos quando for encontrado excedente.


(ii) Trocar notas antigas e mutiladas por novas notas e moedas.


(iii) Desfrute de facilidades de remessa.


(iv) O dinheiro remetido para caixas de moedas pelos bancos pode ser considerado para a manutenção da CRR.


As caixas de moeda mantidas pelo setor público e poucos bancos do setor privado são de propriedade da RBI. O valor da moeda retida no baú pertence ao RBI. Existem até 4150 caixas de moedas com bancos na Índia.


2. Banqueiro ao governo.


O RBI atua como banqueiro do governo sob a Seção 20 da Lei RBI. A Seção 21 estabelece que o governo deve confiar suas remessas de dinheiro, câmbio e operações bancárias na Índia ao RBI. De acordo com a Seção 21A, o RBI também deve conduzir transações semelhantes para os governos estaduais.


O RBI não aufere receita por realizar essas funções, mas ganha comissões pela administração da dívida pública do governo. Onde o RBI não possui filial, a SBI ou suas subsidiárias são nomeadas como agentes e subagentes de acordo com a Seção 45 da Lei RBI. Os bancos de agências recebem comissão sobre todas as transações realizadas por turnover.


O RBI amplia os 'caminhos e meios' para os governos central e estadual.


"Ways and Means Advances" (WMA) não é um crédito bancário comercial. É um sistema sob o qual o RBI concede crédito aos Governos Central e Estadual para cobrir déficits temporários nas receitas do governo em comparação com as despesas mensais.


Em outras palavras, esse recurso é fornecido para atender às variações temporárias entre as cobranças de receitas e as despesas de receita dos governos. O volume máximo e o período desses adiantamentos são regidos por acordos entre o RBI e o governo em questão. Para os governos estaduais, esta facilidade é estendida sob três categorias conhecidas como.


2. WMA especial e.


3. como uma facilidade de descoberto.


Atua também como assessor do Governo em questões econômicas e financeiras. Em resumo, como um banqueiro do governo, o RBI presta as seguintes funções:


(a) Recolhe impostos e efetua pagamentos em nome do governo.


(b) Aceita depósitos do governo.


(c) Coleta cheques e saques depositados nas contas do Governo.


(d) Oferece empréstimos de curto prazo ao governo.


(e) Fornece recursos de câmbio para o governo.


(f) Manter as contas de vários departamentos governamentais.


(g) Mantém caixas de moeda em tesourarias em alguns lugares importantes para a conveniência do governo.


(h) Aconselha os governos sobre seus programas de empréstimos.


(i) Mantém e opera as contas do FMI do Governo Central.


3. Agente e Conselheiro do Governo.


O RBI atua como agente financeiro e consultor do governo. Renderiza as seguintes funções:


(a) Como agente do Governo, aceita empréstimos e administra dívidas públicas em nome do Governo.


(b) Emite títulos do governo, títulos do tesouro, etc.


(c) Atua como consultor financeiro do Governo em todas as questões econômicas e financeiras importantes.


O RBI atua como banqueiro para todos os bancos programados. Bancos comerciais, incluindo bancos estrangeiros, bancos cooperativos e RRBs são elegíveis para serem incluídos no segundo cronograma da Lei RBI, sujeito às condições estabelecidas na Seção 42 (6) da Lei RBI.


O RBI tem poderes para excluir um banco do segundo cronograma se o banco em questão não cumprir as condições estabelecidas, tais como a erosão do capital realizado abaixo dos limites prescritos e as atividades dos bancos se tornarem prejudiciais aos interesses dos depositantes, etc.


Todos os bancos na Índia, devem manter certa porcentagem de sua demanda e passivos de tempo como reservas com o RBI. Isso é conhecido como Cash Reserve Ratio ou CRR. No final de novembro de 1999, é de 3% para os bancos regionais e bancos cooperativos; 9 por cento para bancos comerciais.


Eles também mantêm conta corrente com RBI para várias transações bancárias. Essa centralização de reservas e contas permite que o RBI atinja o seguinte:


(a) Regulamentação do crédito de oferta monetária.


(b) Atua como custodiante de reservas de caixa de bancos comerciais.


(c) Fortalecer o sistema bancário do país.


(d) exerce controle efetivo sobre os bancos na gestão de liquidez.


(e) Garanta assistência financeira oportuna aos Bancos em dificuldades.


(f) Dá instruções aos Bancos em suas políticas de empréstimo no interesse público.


(g) Garante elasticidade na estrutura de crédito do país.


(h) Transferência rápida de fundos entre bancos membros.


5. Atua como Casa de Compensação Nacional.


Na Índia, o RBI atua como a câmara de compensação para a liquidação de transações bancárias. Essa função de câmara de compensação permite que os outros bancos liquidem seus pedidos interbancários com facilidade. Além disso, facilita o assentamento economicamente.


Onde o RBI não tem escritórios próprios, a função de câmara de compensação é realizada nas instalações do Banco do Estado da Índia. As operações completas da câmara de compensação levadas a cabo pelo RBI são informatizadas. A liquidação da compensação de cheque interbancário é feita duas vezes ao dia.


Existe uma rota separada para limpar cheques de valor alto de Rs.1.00 lakh e acima. Cheques sorteados em bancos em cidades metropolitanas são compensados ​​no mesmo dia.


O RBI realiza essa função através de uma célula conhecida como National Clearing Cell. Em 1998, havia em todas as 860 câmaras de compensação em operação, das quais 14 eram administradas pela RBI, 578 pela SBI e outras por bancos do setor público.


O RBI atua como emprestador de último recurso ou provedor de fundos de emergência para os outros bancos membros. Dessa forma, se os bancos comerciais não puderem obter assistência financeira de nenhuma outra fonte, então, como último recurso, poderão abordar o RBI para obter a assistência financeira necessária.


Em tais situações, o RBI fornece facilidades de crédito para os bancos comerciais em títulos elegíveis, incluindo contas de comércio genuínas, que geralmente são disponibilizadas pela Taxa Bancária.


O RBI redesconta contas sob a Seção 17 (2) e 17 (3) e concede adiantamentos contra securidades sob a Seção 17 (4) da Lei RBI. No entanto, muitas dessas transações são praticamente realizadas por meio de agências separadas, como DHFI, Securities Trading Corporation da Índia, distribuidores primários.


O RBI agora fornece principalmente facilidades de refinanciamento como assistência direta. Redescontar as contas se enquadram nas seguintes categorias:


Um projeto de lei que surja da transação comercial ou comercial da fogueira sacada e pagável na Índia e que tenha vencimento dentro de 90 dias da data da compra ou do desconto é elegível para o redesconto.


(ii) Projetos de Financiamento de Operações Agrícolas:


Um projeto de lei emitido para fins de financiamento de operações agrícolas sazonais ou de comercialização de safras e que tenha vencimento dentro de 15 meses a partir da data da compra ou do redesconto.


(iii) Projetos de Financiamento para as Indústrias de Chalés e Pequenas Escalas:


As contas são sacadas ou são destinadas a financiar a produção e a comercialização de produtos de pequenas e pequenas empresas aprovadas pela RBI e vencem dentro de 12 meses a partir da data do desconto.


Refinanciamento sob atividades de indústrias agrícolas e de pequena escala são agora fornecidas pela NABARD através da obtenção de assistência financeira do RBI. Projeto de lei para a detenção ou negociação de valores mobiliários do governo: tal fatura deve ter vencimento dentro de 90 dias a partir da data da compra ou redescontagem e ser sacada e pagável na Índia,


Os projetos de lei de fogueira que surjam da exportação de bens da Índia e que tenham prazo de 180 dias a partir da data de embarque das mercadorias são elegíveis. Como emprestador de última instância, o RBI facilita o seguinte:


(a) Fornece assistência financeira aos bancos comerciais no momento das necessidades financeiras.


(b) Ajuda os bancos comerciais a manter a liquidez de seus recursos financeiros.


(c) Permite que os bancos comerciais realizem suas atividades com reservas mínimas de caixa.


(d) Como emprestador de última instância, o RBI pode exercer controle total sobre os bancos comerciais.


O RBI controla a criação de crédito pelos bancos comerciais. Para isso, o RBI usa métodos quantitativos e qualitativos. Os métodos importantes usados ​​pelo RBI são,


(i) Política de Taxas Bancárias.


(ii) Operação de Mercado Aberto.


(iii) Variação do Índice de Reserva de Caixa.


(iv) Fixação de requisitos de margem.


(v) Aossion Moral.


(vi) Emissão de diretivas.


Ao controlar o crédito, o RBI consegue o seguinte:


(a) Mantém o nível desejado de circulação de dinheiro na economia.


(b) Mantém a estabilidade no nível de preços vigente na economia.


(c) Controla os efeitos dos ciclos comerciais.


(d) Controla as flutuações na taxa de câmbio.


(e) Canalizar o crédito para os setores produtivos da economia.


O RBI atua como custodiante de reservas cambiais. Reservas adequadas podem ajudar a manter as taxas de câmbio. A fim de minimizar as flutuações indevidas nas taxas, pode comprar e vender moedas estrangeiras, dependendo das situações.


Sua compra e venda de moedas estrangeiras do mercado é feita como bancos comerciais. No entanto, o objetivo do RBI não será a reserva de lucros.


Pode comprar a moeda estrangeira para acumular reservas adequadas ou para impedir o aumento indevido do valor da rupia, que pode ser devido ao fluxo repentino de moedas estrangeiras para a Índia. Pode também comprar e vender moedas estrangeiras no mercado internacional para mudar o portfólio de investimentos de - mendados em diferentes moedas internacionais, dependendo das circunstâncias e necessidades.


O valor das reservas cambiais da Índia mantidas pelo RBI em junho de 1998 era de Rs.115001 crore. Este montante compreende o ouro Rs.12826 crore, ativos em moeda estrangeira e valor da moeda do FMI, ou seja, SDR (Special Drawing Rights).


Essas reservas são aumentadas para Rs. 1, 38.005 crore em março de 1999. O valor dos ativos em moeda estrangeira do RBI, que formam a maior parte das reservas em moeda estrangeira da Índia, está sujeito a alterações mesmo em base diária, dependendo das taxas de câmbio vigentes, entrada e saída de moedas, política de intervenção do RBI, etc.


Quando um país enfrenta o Saldo de Pagamento de problemas normalmente quando seus pagamentos de câmbio estrangeiros excedem as receitas de câmbio, ele controla toda a gama de transações (cambiais) e regula o sistema de pagamento para sua vantagem.


Desde o começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a Índia enfrentou escassez de divisas para seu desenvolvimento e crescimento. Um Ato de Regulamentação Cambial foi originalmente colocado em operação a partir de março de 1947 e, posteriormente, um novo ato conhecido como Lei de Regulamentação Cambial (FERA) de 1973 foi introduzido a partir de 1º de janeiro de 1974.


Sob este Ato, o RBI tem o poder de regular o fluxo de entrada e saída de divisas, por exemplo, não podemos comprar tudo o que precisamos do exterior e pagar por ele no forex.


As importações do lado do comércio, ou seja, as importações de mercadorias são reguladas pelo Diretor Geral Comércio Exterior no Ministério do Comércio. O pagamento de transações invisíveis como turismo, visita estrangeira, pagamento de dividendos / juros, etc. é regulado pelo RBI.


Da mesma forma, todos os forex recebidos ou ganhos por residentes na Índia, como exportadores e relações de NRIs [Indígenas não residentes] devem ser entregues a bancos com licença do RBI para negociar em moeda estrangeira. No entanto, desde 1992, os recebedores de forex têm permissão para reter determinada parte deste forex em uma conta separada em moeda estrangeira, se assim o desejarem. Essa conta é conhecida como Conta de Moeda Estrangeira do Exchange Earners ou Conta EEFC.


Além disso, desde 1994, muitos controles exercidos pelo RBI em pagamentos forex foram relaxados. Hoje em dia o RBI regula as transações forex apenas para um nível mínimo e logo a Lei, FERA pode ser substituída por um novo Foreign Exchange Management Act.


Enquanto a compra e venda de moeda estrangeira, manutenção de reservas de moeda estrangeira / ouro, são tratadas no Departamento de Investimento Externo e operações, o controle e os regulamentos de várias outras transações forex são tratados no Departamento de Controle Cambial do Reserve Bank of India.


O RBI, por sua operação de controle de crédito e estabilidade de preços, mantém o valor interno da moeda nacional e garante sua estabilidade.


Em termos de preâmbulo da Lei RBI, o Banco também é obrigado a manter o valor externo da Rúpia. No entanto, depende de muitos fatores, como níveis de inflação, taxas de juros, situação da balança de pagamentos etc., vigentes em diferentes países nos quais o RBI não tem controle. Anteriormente, até 1993, o RBI costuma prescrever a taxa de câmbio da rupia.


O valor externo da rupia é agora determinado pelas forças do mercado. O RBI, em virtude de sua posição como Banco Central do país e custodiante de grandes reservas cambiais, pode influenciar o nível de Valor Externo no curto prazo.


Publica as estatísticas econômicas e outras informações.


O RBI coleta estatísticas sobre questões econômicas e financeiras. Publica periodicamente uma conta analítica das operações de bancos de ações e cooperativas. Apresenta a posição financeira genuína do governo e das empresas.


As publicações como o relatório sobre a moeda e finanças, o relatório sobre a evolução e evolução dos bancos na Índia, a revisão do movimento cooperativo apresentam uma conta crítica e uma revisão equilibrada dos desenvolvimentos bancários condições comerciais, econômicas e financeiras do país.


Luta contra a crise econômica.


O RBI visa a estabilidade econômica no país sempre que há um perigo para a estabilidade econômica, toma medidas imediatas para colocar a economia no rumo correto através de mudanças efetivas de políticas e sua implementação.


Estas são funções não monetárias. Eles incluem o seguinte:


O RBI institucionaliza a poupança através da promoção do hábito bancário e da expansão do sistema bancário territorial e funcionalmente.


Consequentemente, a RBI criou a DeВposit Insurance Corporation em 1962, a Unit Trust of India em 1964, o IDBI em 1964, a Agriculcultural Refinance Corporation em 1963, a Industrial Reconstruction Corporation da Índia em 1972, a NABARD em 1982 e o National Housing Bank em 1988, etc. .


Ajudou a criar várias corporações de financiamento industrial, como a Corporação de Financiamento Industrial da Índia, a Corporação de Crédito e Investimento Industrial da Índia para a industrialização do país. Da mesma forma, corporações específicas do setor cuidaram do desenvolvimento em suas respectivas esferas de atividade.


O RBI toma a iniciativa de ampliar as facilidades para a provisão de financiamento para o comércio exterior, particularmente das exportações.


A Corporação de Crédito e Garantia de Exportação (ECGC) e os Bancos de Exame prestam funções úteis nesta linha. Para incentivar as exportações, o RBI está fornecendo facilidades de refinanciamento para crédito de exportação dado por bancos comerciais. Além disso, a taxa de juros sobre créditos à exportação continua a ser prescrita pelo RBI a uma taxa mais baixa.


O ECGC fornece uma cobertura de seguro sobre recebíveis de exportação. O Banco EXIM estende o financiamento a longo prazo para projetar exportadores e crédito em moeda estrangeira para a promoção das exportações indianas. Os estudantes devem saber que muitas dessas instituições faziam parte do Reserve Bank anteriormente, embora atualmente estejam funcionando como instituições financeiras separadas.


3. Instalações para Agricultura.


O RBI estende as facilidades financeiras indiretas à agricultura regularmente. Através do NABARD, fornece facilidades financeiras de curto e longo prazo para agricultura e atividades afins. Estabeleceu a NABARD para a administração geral do crédito agrícola e rural. A agricultura indiana teria fome de um crédito barato, mas para a institucionalização do crédito rural pelo RBI.


O Banco Central estava ampliando a assistência financeira ao setor rural principalmente através de contribuições para os Fundos Nacionais de Crédito Rural sendo operados pela NABARD. RBI atualmente faz apenas uma contribuição simbólica de Rs.1.00 crore.


No entanto, estende a assistência financeira barata e econômica ao setor agrícola, fornecendo grandes somas de dinheiro através da Linha Geral de Crédito à NABARD. Os empréstimos e adiantamentos concedidos ao NABARD pela RBI e pendentes em junho de 1999 totalizaram Rs.5073 crore.


4. Instalações para Indústrias de Pequena Escala.


O RBI toma medidas ativas para aumentar a oferta de crédito para pequenas indústrias. Dá directivas aos bancos comerciais relativamente à extensão das facilidades de crédito às indústrias de pequena escala. Encoraja os bancos comerciais a prestarem serviços de garantia ao setor da SSI. Os adiantamentos de bancos ao setor SSI são classificados em adiantamentos setoriais prioritários.


O sector SSI contribui em grande medida para oportunidades de emprego e para as exportações indianas. Mantendo isso em vista, o RBI tem orientado os bancos comerciais a abrir agências bancárias especializadas da SSI para fornecer assistência financeira e técnica adequada às filiais da SSI. Existem cerca de 30 mil unidades SSI operando na Índia. Atender às suas necessidades financeiras é uma das principais preocupações do RBI.


O RBI estende o financiamento indireto aos Bancos Cooperativos Estaduais, conectando o setor cooperativo com o principal sistema bancário do país. O financiamento é principalmente, é encaminhado através do NABARD. Desta forma, as necessidades financeiras do setor agrícola são atendidas pelo RBI.


6. Prescrição dos Requisitos Legais Mínimos para Bancos.


O RBI prescreve os requisitos legais mínimos, tais como, capital realizado, reservas, reservas de caixa, ativos líquidos, etc. A RBI prescreve os requisitos de reservas tanto no Ato de Regulamentação Bancária quanto no Ato RBI para assegurar objetivos diferentes.


Por exemplo, a pré-inscrição em SLR é feita para garantir a posição de liquidez do banco. Prescrição CRR é feito para ter controle monetário eficaz e fornecimento de dinheiro. Reservas estatutárias A apropriação é feita para garantir um sistema bancário sólido, etc.


Também pede aos bancos que reservem provisões contra possíveis empréstimos ruins. Com essas funções, exerce controle sobre os sistemas monetário e bancário do país para garantir crescimento, estabilidade de preços e boas práticas bancárias.


O Banco da Reserva da Índia desempenha as seguintes funções de supervisão. Por essas funções, controla e administra todos os sistemas financeiros e bancários do país.


1. Concessão de licença para bancos.


O RBI concede licença aos bancos, que gostam de iniciar seus negócios na Índia. As licenças também são necessárias para abrir novas agências ou fechamento de filiais. Com esse poder.


O RBI pode garantir evitar competições desnecessárias entre os bancos, em particular a localização de um crescimento uniforme dos bancos em diferentes regiões, facilidade bancária adequada para várias regiões, etc. Esse poder também ajuda a RBI a eliminar pessoas indesejáveis ​​do início dos negócios bancários.


2. Função de Inspeção e Consulta.


A RBI inspeciona e faz perguntas sobre vários assuntos cobertos pela Lei de Regulamentação Bancária e pela Lei RBI. A inspeção de bancos comerciais e instituições financeiras é realizada em termos das disposições contidas na Lei de Regulamentação Bancária.


Estes referem-se às suas operações bancárias, como empréstimos e adiantamentos, depósitos, funções de investimento e outros serviços bancários. Sob tal inspeção, o RBI assegura que os bancos e instituições financeiras realizem suas operações de maneira prudencial, sem assumir riscos indevidos, mas visando a maximização do lucro dentro das regras e regulamentos existentes.


Este tipo de inspeção é realizado periodicamente uma ou duas vezes por ano, cobrindo todas as filiais dos bancos. Os bancos são obrigados a tomar medidas corretivas sobre os lapsos / deficiências apontados durante a inspeção. Além disso, o RBI também solicita informações periódicas relativas a certos ativos e passivos dos bancos para verificar se os bancos continuam com boa saúde.


Este tipo de inspeção / verificação é conhecido como inspeção externa. A equipe da RBI visitando escritórios do banco para realizar a verificação de livros e registros é conhecida como inspeção no local. RBI inspeciona os bancos sob a Lei RBI somente quando há uma ameaça de fechar um banco por má administração e há uma necessidade de verificar o cumprimento das condições para o status de 'banco agendado'.


A RBI atualmente realiza inspeção de bancos comerciais, Instituições Financeiras de Desenvolvimento, como IDBI, NABARD, etc. Bancos Urbanos Cooperativos e empresas financeiras não bancárias, como Lease Financing Companies, Loan Companies.


3. Implementando o esquema de seguro de depósito.


RBI implementa o esquema de seguro de depósito para o benefício dos depositantes bancários. Esta função de supervisão melhorou o padrão dos bancos na Índia devido a este exercício de criação de confiança. Sob este sistema, depósitos de até Rs.1.00 lakh com a agência bancária são garantidos para pagamento. Depósitos apenas com o sistema bancário são cobertos pelo esquema.


Para este fim, o sistema bancário inclui contas mantidas com bancos comerciais, bancos cooperativos e RRBs. Depósitos fixos com outras instituições financeiras como ICICI, IDBI, etc. e aqueles com empresas financeiras não são cobertos pelo plano. A ICICI está desde então fundida com o ICICI Bank Ltd. e o IDBI está sendo convertido em um banco.


4. Revisão Periódica do Funcionamento dos Bancos Comerciais.


O RBI analisa periodicamente o trabalho realizado pelos bancos comerciais. Toma medidas adequadas para aumentar a eficiência dos bancos e faz várias mudanças de políticas e implementa programas para o bem-estar da nação e para melhorar o sistema bancário como um todo.


5. Controla as Sociedades Financeiras Não-Bancárias.


O RBI emite as instruções necessárias para as corporações financeiras não bancárias e realiza inspeções através das quais exerce controle sobre tais instituições. Depósito tomando NBFCs requer permissão do RBI para suas operações.


Diretrizes.


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Regras RBI para Forex Trading na Índia é legal ou não.


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Os índios podem negociar em Forex e Forex Trading na Índia é legal ou não?


StockManiacs desencoraja fortemente os cidadãos indianos a negociar em Forex, pois para negociar no Forex é preciso converter a moeda em primeiro lugar porque não há pares interessantes com rúpias, mas na Índia não há conversão livre da moeda nacional! Felizmente, a RBI tem suavizado as regras cambiais nos últimos anos e agora todos os indianos têm permissão para trocar rúpias por até 200.000 dólares por ano sem dar nenhuma justificativa.


Mas as regras do RBI para a negociação forex dizem que os cidadãos indianos não podem usar este subsídio de 200.000 para chamadas de margem. Então, basicamente, você não pode transferir dinheiro para o Forex, mesmo que você possa fazer transferências em geral.


Então, quais são as opções? Opção semi-legal é especificar outro motivo de transferência & # 8211; em vez de chamada de margem, você chama isso de "investimento em futuros & # 8221; como queiras. Outra opção absolutamente legal é pedir a um amigo seu que seja um NRI ou um estrangeiro para transferir dinheiro para você, porque eles não têm essas limitações. Existe também um & # 8220; cinzento & # 8221; opção & # 8211; para transferir dinheiro sob o esquema LRS ou para usar moedas online como e-gold. Eles não são regulados por nenhum governo, legalmente falando & # 8211; eles não existem. Então você pode usá-los sem infringir nenhuma lei, mas seu governo não irá ajudá-lo em caso de problemas com o corretor & # 8211; você simplesmente não poderá provar que tinha algum dinheiro em conta. Você pode ler as diretrizes oficiais do RBI em seu site.


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